Avatar: O que realmente é isso??


Estreou no dia 18/12 nos cinemas o filme AVATAR, de James Cameron. Uma saga de ficção científica repleta de recursos tecnológicos.

O universo de ficção científica de Cameron conta a histótia dos seres de pele azul Na'Vi, uma raça alienígena do planeta Pandora que é ameaçada pelos invasores humanos. Os Na'Vi são salvos pelo herói do filme, um humano, mas eles também são salvos pela sua fé em Eywa, a "Mãe de todos", descrita de várias formas, como a rede de energia e a soma total de todas as coisas vivas.

MAS O QUE REALMENTE É AVATAR?

Avatar vem do sânscrito Avatāra, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na terra. Uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.

Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

A primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu, a quem muitos Hindus adoravam como um Deus. Krishna é sempre apresentada em figuras com sua pele na cor azul. conhecidencia?

O PANTEÍSMO DE AVATAR

Para quem não sabe, o Panteísmo é a crença que tem o Universo (ou simplesmente a natureza) como Deus. Essa é uma das características presentes no filme. Em uma dessas demonstrações, está o fato dos Na'Vi se comunicarem com antepassados atraves de árvores.

Veja um pedaço do artigo de Ross Douthat, escritor e crítico de cinema, publicado no jornal The New York Times, 20-12-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"Se essa narrativa parece familiar, é porque o panteísmo tem sido a religião de escolha de Hollywood durante toda uma geração. É a verdade que Kevin Costner descobriu quando foi dançar com os lobos. É a trama metafísica dos desenhos da Disney, como "O Rei Leão" e "Pocahontas". E é o dogma dos Jedi de George Lucas, cuja Força mística "nos rodeia, nos penetra e une toda a galáxia".

A intenção do longa não é passar uma idéia Hindu ou trazer fiéis para o Panteísmo. Mas existe uma sutileza do inimigo em nos fazer aceitar essas crenças. Nos conformar e desviar o verdadeiro sentido do que é AVATAR.

"Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede." (Isaías 5:13)

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei..." (Oséias 4:6a)

REFERÊNCIAS:

0 comentários:

Postar um comentário